Optimized-IMG_1045.jpg
Optimized-IMG_1046.jpg
​​PILATES​
POR QUE PILATES É O MELHOR EXERCÍCIO PARA VOCÊ?

1 - COMBATE A ANSIEDADE:
Durante a execução das séries dos exercícios de Pilates é necessário que o praticante use de concentração e controle, mantendo durante os exercícios um ritmo respiratório adequado, o que auxilia no combate do estresse e ansiedade.

​2 – POSTURA:
Antes de Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna tinha que ser mantida ereta para que a pessoa tivesse boa postura, porém a técnica de Pilates veio com uma nova idéia sobre o assunto e estabeleceu o respeito às curvas fisiológicas da coluna. Com uma postura correta e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar, o que se reflete nas atividades cotidianas.​

3 – ALÍVIO DAS DORES:
O Pilates é altamente recomendado para pessoas com dores, inclusive nas costas. Os exercícios promovem o alinhamento da coluna e o fortalecimento abdominal, auxiliando e protegendo de lesões durante as atividades mais simples do cotidiano, fazendo com que o praticante deixe de forçar a coluna nessas práticas.

4 – RESPIRAÇÃO:
A técnica de Pilates é centrada na respiração correta. Os músculos respiratórios são altamente trabalhados em movimentos precisos de inspiração e expiração, cadenciando e controlando cada movimento.

5 – DESEMPENHO DE ESPORTES:
O desenvolvimento da consciência corporal que o praticante de Pilates adquire através de seus exercícios auxilia no equilíbrio e no alinhamento do corpo, indispensável ao atleta. Além disso, as técnicas de respiração anteriormente citadas promovem resultados mais rápidos no desempenho de esportes.


6 – FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA:
Ao proporcionar um melhor alongamento corporal, o praticante de Pilates nota mudanças até nas atividades mais simples do dia-a-dia, como calçar os sapatos, por exemplo. Além disso, a prática de Pilates ajuda na obtenção de equilíbrio e melhora a percepção dos movimentos.

7 – MÚSCULOS:
Na prática de Pilates, o praticante além de trabalhar as articulações sem a produção de impacto, realiza um trabalho global de fortalecimento muscular. Em um único exercício, é possível trabalhar uma série de músculos além de promover uma integração entre os músculos principais, os secundários e os posturais, ou seja, todo o corpo ganha com a prática do Pilates.

8 – PREVENÇÃO DE FRATURAS:
O método Pilates promove o aumento da força muscular, o que acaba por ajudar a modelar e proteger a estrutura óssea, prevenindo a osteoporose e outras fraturas causadas por impactos.